Pesquisar neste blog

Seções deste blog

Quem somos

 Roteiros para cidadania

É um projeto para jovens de 14 a 19 anos em situação de vulnerabilidade e risco, que vivem ou viveram em situação de acolhimento nas regiões do DF. Seu objetivo principal é despertar os jovens para a importância da autonomia, o exercício da cidadania e independência, treinando novos papéis e competências.  O projeto propõe atividades que visem à articulação da história de vida do sujeito, suas habilidades e interesses, elementos essenciais para a construção de seu projeto de vida e o conseqüente desligamento do serviço de acolhimento. Como referencial teórico-metodológico o projeto se baseia no conhecimento do Psicodrama, da Psicologia Social, da Teoria das Redes Sociais e da Comunicação áudio-visual

COMO FUNCIONA?
Os encontros são quinzenais e têm o formato de oficinas. Com o objetivo de facilitar as narrativas dos jovens são utilizados recursos audiovisuais da fotografia digital, construção de vídeos e blogs eletrônicos, bem como os recursos do Psicodrama, da  Psicologia Social e Teoria das Redes Sociais. São formados dois grupos de até 20 adolescentes cada, e contam com dinâmicas de grupos, jogos dramáticos, dramatizações, estudos de textos, vídeos e filmes, recursos que permitem que se expressem de maneira segura e protegida. Além das vivências durante as oficinas, o adolescente é estimulado a registrar sua rotina através da câmera fotográfica, construindo um diário fotográfico onde pode relatar seus sonhos, medos e angústias.

O Projeto Roteiros para Cidadania vem realizando suas atividades desde março de 2011. Já foram realizadas mais de 70 horas de trabalho em 12 oficinas, com previsão de realização de mais seis oficinas e um workshop para encerramento do projeto.

O projeto inicialmente selecionou 46 jovens dentre mais de 100 outros inscritos. São adolescentes oriundos de entidades de acolhimento do DF, tais como ABRIRE, ALDEIAS SOS BRASIL, LAR CHICO XAVIER, LAR SÃO JOSÉ, NOSSO LAR, além de alguns outros jovens encaminhados pela Rede Anjos do Amanhã, da 1ª. VIJDF.
Dos 46 jovens selecionados, 08 se desligaram do projeto.  04 deles motivados pela reintegração familiar e conseqüente saída do DF e os outros por não se adaptarem à rotina do projeto.

No momento, o projeto conta com os seguintes participantes:

Faixa Etária / gênero
14 a 16 anos – 16 mulheres e 10 homens = 26
17 a 18 anos – 06 mulheres e 06 homens = 12

Escolaridade:
Ensino fundamental - 1º ao 6º ano = 13
Ensino fundamental - 7º ao 9º ano = 13
Ensino médio = 12


Equipe Técnica
Coordenadoras: Psicólogas: Eliana Carla Barcelos Kobori e Maria da Penha Oliveira Silva
Supervisora: Soraya Kátia Rodrigues Pereira
Supervisor pela UNIP: Professor Flávio Lôbo Guimarães
Facilitadoras: Psicólogas Ana Carla Domingues de Araujo, Luana Gomes, Sabrina Rocha de Melo
Monitoras de psicologia: Luisa Pereira Lara e Viviane
Assistente Social: Patrícia Jakelyne de Souza
Monitora do Serviço Social: Mara Rúbia
Estagiários de Psicologia: Daiana Martins, Jordana Carneiro de Souza, Ligia Pazzini, Samara Andrade, Sergio e Thais

Convidados:        Adriana e Davi – Técnicos de audiovisual
                                Solange  Pereira Pinto -  Jornalista e Psicodramatista