Pesquisar neste blog

Seções deste blog

domingo, 25 de setembro de 2011

Adolescência

Adolescência, tempo permeado por grandes desenvolvimentos físicos, cognitivos, subjetivos e sociais. 
Tempo de grandes descobertas e desafios. Ser ou não ser, pensar ou deixar fluir.  Nem criança, nem adulto
Um tempo único.  
Cercado de questionamentos, dúvidas e incertezas, mas também de sonhos, desejos e ousadia o jovem percorre um caminho em busca de uma identidade que o defina na sua singularidade, mas também como um ser social, ocupando o papel que lhe pertence.
No cotidiano de suas vidas, entre a morada infantil e os compromissos da vida adulta, o adolescente ensaia o seu novo papel no mundo. E cabe a ele sustentar a grande virada, tornar-se sujeito de seu desejo, ir em busca de sua satisfação – inventar o futuro, encontrar o seu destino.
Será essa uma tarefa fácil? Obviamente que não. Ainda mais se pensarmos em adolescente com história de negligência, violência e abandono. Certamente esse adolescente precisará de um mediador, uma pessoa significativa que traduza os seus anseios e sua rebeldia, que reconte sua história, que aposte na sua capacidade, nos seus talentos e ofereça a ele as oportunidades para que faça melhores escolhas.

Nesse sentido, Roteiros para Cidadania, como um dos mediadores desses jovens, ao longo desse ano, já desenvolveu os seguintes temas em suas oficinas:
I – Construção de um Projeto de Vida
·         Compreendendo a Minha História.
·         Minhas Escolhas, Minha Vida.
·         Meu estilo de vida, meus sentimentos, meus hábitos e minha rotina.
·         O que eu quero ser?  
·         A diversidade de profissões: nível fundamental, nível médio e superior
II – Construção da Autonomia
·         As profissões e o Mercado de Trabalho
·         O que fazer para alcançar as minhas metas?
A memória das atividades, com relatos e fotos, está postada na página  OFICINA deste Blog.
Outras atividades estarão sendo realizadas até o dia 10 de dezembro deste ano e a partir de agora estaremos postando cada uma das oficinas realizadas.

Abraços
Equipe Roteiros

2 comentários:

  1. Tenho muito orgulho e satisfação de fazer parte desta equipe de mediadores e constatar quantos profissionais talentosos estão sendo descobertos.
    E uma honra poder contribuir para alcançar o objetivo do projeto.
    Um grande abraço carinhoso a todos!
    Carla kobori

    ResponderExcluir
  2. Passou um filme na minha cabeça lendo esse texto. Cada oficina tem sido um aprendizado pra mim. Amo fazer parte de um projeto tão lindo!

    Obrigada a toda equipe.
    Beijos. Vivi

    ResponderExcluir